quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Arte de Aprender e Refletir.

Pedagogias ou Demagogias?? Aqui há Poesia???


A Educação ao longo da história sempre estabeleceu um centro de interesse e é usada desde há muito tempo no Brasil como um suporte político de programas de assistências e consequentemente, descaracterizando-a de sua especificidade: O Ensino.
Contudo, sempre houve e sempre haverá desigualdades socioeconômicas, pois nenhum plano de governo poderá assegurar um ensino de qualidade enquanto houver este grande descompasso de desigualdades sociais do mundo contemporâneo.
A perspectiva de uma formação escolar que visa cidadania e o direito ao usufruto da cultura pode estar longe de se tornar realidade; porque enquanto houver interesses que desvirtuem a verdadeira essência da Educação Escolar, tornando os maiores interessados (alunos), imóveis e sem desejo de participação ativa nas decisões que afetam suas vidas, tudo se perderá...
Se por um lado há uma política, por outro há uma politicagem. Ambas não se importam com a formação intelectual, ou ética e muito menos com a continuidade do aprendizado... O centro de interesse é único e meramente estatístico, pois os “gráficos” condenam ou absorvem uma Instituição de Ensino.
Diretrizes e políticas pedagógicas provocam o efeito que se quer, quando embutidas nelas estão os interesses.
Cabe então, aos profissionais da educação travarem uma luta organizada em defesa da Escola e do Ensino em questão para que haja um interesse comprometido com a atual conjuntura, onde os interessados sejam instrumentos e não objetos para a transformação. Alunos não podem ser cobaias de programas e sistemas educacionais...
Só com diálogo permanente, troca de experiências, informações e na efetiva interlocução do corpo docente com o administrativo e pedagógico, que haverá fortalecimento coletivo...
E é deste modo que se consolida uma pedagogia sem demagogia com ações recíprocas e interesses comuns, com anseios de uma Política Educativa voltada para a cidadania e consequentemente para melhor qualidade de vida.

A Arte de Aprender e Refletir/Deolinda Cornicelli Buosi.

12 comentários:

  1. Concordo,pois o ensino no Brasil é de péssima qualidade,a política de ensino é desinteressante tanto quanto a maioria dos alunos.O primeiro passo para que um país se desenvolva é ter cidadãos comuma boa formação,e é iso umas das diferenças entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento.

    Amália Pinguello 1¨B

    ResponderExcluir
  2. eu concordo os países estão hoje todos com desigualdade ASS;TATIANE 1B

    ResponderExcluir
  3. eu concordo porque se a educão for taum ruim quem seremos nós no futuro,e se ñ acabar a desiguadade o nosso pais nunca ira se desenvolver por que todos nois temos que nos unir LUIZ 1B

    ResponderExcluir
  4. Concordo pois se a educação for ruim não seremos nada no futuro,sobre a desigualdade eu concordo pois hoje em dia os países estão todos com desigualdade e se continuar assim o brasilnunca ira para frente

    PAULO 1B

    ResponderExcluir
  5. concordo.. pois a base p o crescimento eh a educaçao, nao adianda nada a gnt ter poder e nao saber oq fazer c ele neh? acho q acima de tudo o governo tem q investir no ensino, principalmente dos mais carentes, sem querer lucrer debaixo do pano.
    NAYARA 1"B"

    ResponderExcluir
  6. concordo.pois se queremos garantir algo para o futuro,devemos investir na educação.
    A desigualdade no ensino é uma barreira que impede brasil de crescer.

    MARLON 1ºB

    ResponderExcluir
  7. concordo,pois sem estudos nós não somos nada.
    e nós,os estudantes temos que nos unir para acabar com a desigualdade.

    GABRIEL 1B

    ResponderExcluir
  8. É os politicos so sabem usar os estudantes para fazer promessas dizendo em melhorar os estudos sendo q não se ve isso e vemos sim q essas pessoas somente fazem politicagem sem fazer politica mais q realmente os verdadeiro interessados q somos nós os alunos na realidade não vemos melhoria nenhuma quem sabe os governantes do Brasil tomem consiencia da verdadeira nessecidade dos Brasileiros e comecem a fazer a verdadeira politica de ajudar realmente quem precisa q não fique somente nas palavras mas sim nas atitudes esse é o verdadeiro polico q faz não o q só fala e promete !!!!!!!!!!!!!!
    Escrito por Núbia Cristina Gonçalves da Silva 1°B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo plenamente.A educação está péssima e não sei porque, o governo tem tanto dinheiro para investir na educação para melhorar o aprendizado dos alunos mas não fazem absolutamente nada.

    Natália Scalco. 1ºA.

    ResponderExcluir
  11. concordo.A educação está
    cada vez pior e o governo com tanto dinheiro para melhorar o aprendizado
    nao fazem nada

    Patricia 1°A

    ResponderExcluir
  12. WORLD VIRTUAL ACADEMY OF THEOLOGY AND CULTURE
    WORLD VIRTUAL ACADEMY OF THEOLOGY AND CULTURE
    DR.JOCARLOS GASPAR - A POET FROM CAXIAS - RJ

    C E R T I F I C A D O


    LÁUREA DO MÉRITO LÍTERO-CULTURAL


    Nesta data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de Março),Dr. Jocarlos Gaspar-A Poet From Caxias-RJ-Brasil outorga o presente Certificado (a) (o) Sr. (a)Poetisa, Professora de arte e Artista Plástica DEOLINDA CORNICELLI BUOSI pelo diferencial realizado ao longo dos anos, em sua área de atuação, em prol do engrandecimento do Planeta Terra.


    Dr.Jocarlos Gaspar-A Poet From Caxias-RJ
    (Litt.D. DD. ThD)

    ResponderExcluir